Submetido por rogermad a 14 October 2013
XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria

Teve lugar, nos passados dias 10 e 11 de outubro, no Centro de Reuniões da FIL, em Lisboa, o XIV Congresso Internacional de Contabilidade e Auditoria - a contabilidade pública como fator de transparência, que teve a participação de cerca de 450 conferencistas. Esta iniciativa foi um enorme sucesso de organização, tendo-se registado um bom número de presenças e de contribuições.

Este congresso, organizado em parceria pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) e a Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC), teve, na sua sessão de abertura, a presença do jornalista José Gomes Ferreira, Rui Rio, presidente da Câmara Municipal do Porto e de Jesús Lizcano, da Universidade Autónoma de Madrid. O painel foi moderado por Maria João Mendes, vereadora da área financeira da Câmara Municipal de Lisboa.

Os conferencistas puderam optar e assistir a diversas apresentações paralelas, que preencheram o resto da manhã e a tarde do primeiro dia.

No dia 11, Guilherme d’Oliveira Martins, presidente do Tribunal de Contas, abordou o tema “A contabilidade pública em Portugal”.

Este Congresso contou com a presença do Presidente do ISCAL, de representantes dos ISCAs de Aveiro, Coimbra e Porto, do Bastonário da OTOC e do Presidente do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL).

A abertura e o encerramento do congresso foram abrilhantados por momentos musicais, interpretados por alunos da Escola Superior de Música de Lisboa.

O ISCAL agradece a todos os intervenientes que deram o seu melhor para a concretização deste evento.