Submetido por ffinteiro a 29 March 2023
Trilho Avenidas Novas - À procura da água, do verde e da cultura
eco trilho

Vem celebrar o Dia Internacional da Terra, percorrendo o Trilho Avenidas Novas - À procura da água, do verde e da cultura.

O ISCAL, no âmbito do projeto "Eco-Trilhos" do  programa Eco-Escolas / ABAE, com a participação de Inês Adagói, Doutoranda em Arquitetura Paisagista do ISA da Universidade de Lisboa e da Junta de Freguesia das Avenidas Novas, celebra o Dia da Terra, dia 22 de Abril, percorrendo a freguesia num trilho elaborado por um grupo estudantes pertencentes ao conselho de eco-escolas do ISCAL, e que tem como tema Avenidas Novas - À procura da água, do verde e da cultura.

Recomenda-se a cada participante que traga roupa e calçado confortável, água e um snack saudável e sustentável, para o qual sugerimos que usem a imaginação e encontrem alternativas aos lanches tradicionais.

A participação nesta atividade é totalmente voluntária e da responsabilidade de cada participante.

09h45: Encontro à porta do ISCAL

10h00: Saída dos participantes que irão fazer o percurso a pé

12:00: Hora do lanche

13:00: Local de chegada Estufa Fria

INSCREVE-TE AQUI

Extensão do percurso da ida: 7km

Duração (aproximada): 3 horas

Tema do trilho: "Avenidas Novas -À procura da água, do verde e da cultura"

As comemorações do Dia da Terra tiveram lugar pela primeira vez nos Estados Unidos, no dia 22 de abril de 1970, promovidas pelo senador americano Gaylord Nelson (1916-2005), que organizou um fórum ambiental com cerca de 20 milhões de participantes. A partir de 2009, a ONU instituiu o dia 22 abril, como o Dia Internacional da Terra.

Em 2023, o tema é” Investir no nosso planeta”. Foca-se na importância de dedicarmos o nosso tempo, recursos e energia para resolver as alterações climáticas e outros problemas ambientais. Desenvolver os esforços necessários para proteger o nosso planeta de uma forma sustentável para a prosperidade futura. Ao investirmos juntos no planeta, estamos a apoiar comunidades saudáveis, felizes, sustentáveis e ricas a nível global.

A Agenda 2030 da ONU, lançou o desafio ao mundo através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste sentido, vamos invocar 5 ODS cujos lemas são:

equipa eco trilho