Submetido por lcgoncalves a 15 January 2021
Encontro online de Instituições do Ensino Superior em Portugal | EcoCampus 2021
encontro_ecocampus

O Encontro EcoCampus Portugal 2021 vai decorrer online, a 29 de janeiro, a partir das 14h30, através da plataforma Zoom e com transmissão pelo Youtube ABAE. Este encontro tem como objetivo apresentar a metodologia do programa Eco-Escolas 2020/21, divulgar as candidaturas EcoCampus, reunir docentes, funcionários não docentes e estudantes e partilhar boas práticas de Eco-Escolas no Ensino Superior em Portugal.

O programa Eco-Escolas | EcoCampus visa promover a educação ambiental, assim como a melhoria contínua da gestão ambiental nas Instituições de Ensino Superior, de modo a capacitar a comunidade académica para a sustentabilidade, envolvendo professores, funcionários e estudantes, bem como a comunidade em geral para ações positivas pelo Ambiente e pelo Clima.

Página do evento

INSCRIÇÃO GRATUITA ATÉ 25 DE JANEIRO: REGISTO AQUI
Nota: inscrições limitadas à capacidade de participantes no Zoom.

O Encontro EcoCampus Portugal 2021 tem como principais objetivos:

•      Informar sobre o desenvolvimento do EcoCampus | Eco-Escolas no âmbito da Foundation for Environmental Education
  •      Informar sobre a evolução das Eco-Escolas no Ensino Superior em Portugal
  •      Esclarecer sobre a metodologia, objetivos e princípios do EcoCampus
  •      Partilhar boas práticas ambientais de instituições do Ensino Superior em Portugal
  •      Divulgar a abertura das candidaturas FEE EcoCampus
  •      Divulgar a nova plataforma online EcoCampus

EcoCampus é um conceito que traduz a adaptação da metodologia Eco-Escolas nos estabelecimentos de ensino superior: faculdades, escolas superiores, institutos, universidades e politécnicos. Articula-se a nível internacional com a rede FEE EcoCampus e o 1º Galardão EcoCampus em Portugal será atribuído em 2021 às instituições candidatas que integram já a rede Eco-Escolas no Ensino Superior, implementando a metodologia dos "7 passos" e envolvendo ativamente as diversas valências e serviços do campus.

Para além de atuar ao nível da gestão ambiental do campus e das diversas instituições que o compõem, um EcoCampus promove ativamente a mudança de comportamentos e atitudes nas comunidades académica e local. Ou seja, não só num núcleo ou curso mas progressivamente envolvendo todas diversas valências do campus e da comunidade próxima (ex: bairro), ou articulada em redes (ex: a universidade ou o politécnico).

As instituições de ensino superior, ao abranger uma ampla gama de temas, podem ter um grande impacte no desenvolvimento sustentável através da pesquisa, inovação, educação e tomada de decisões organizacionais. De facto, podemos afirmar que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) - Agenda 2030  não serão alcançados sem as instituições de ensino superior. O programa FEE EcoCampus procura  apoiar esta agenda  abordando o desenvolvimento sustentável de forma holística. A metodologia dos "7 passos" constitui-se desta forma numa ferramenta que agiliza a concretização dos princípios da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (ESD) contribuindo para a concretização das metas dos ODS.

Em 2019/20, foram galardoados 34 estabelecimento do ensino superior.

Histórico Eco-Escolas no Ensino Superior disponível aqui!