Submetido por ffinteiro a 18 May 2020
Comemorações ISCAL 2020

[19 de maio de 2020 .:. Comemorações ISCAL ]

Há 261 anos dava-se a criação da Aula do Comércio, a instituição que está na génese do ISCAL. Em 2020 celebram-se estes 261 anos de história de forma diferente.

capa aniversario  Pedro Longo capa

Os Alumni ISCAL não quiseram deixar de parabenizar esta nossa Instituição.

Rita Picarra capa  Vitor Ribeirinho capa

Não festejamos juntos, mas para assinalar a data, o Professor Doutor Orlando da Costa Gomes, Presidente do ISCAL, deixa a seguinte mensagem:

Todos os anos, no dia 19 de maio, o ISCAL comemora o aniversário da fundação da Aula de Comércio, escola que está na génese do atual Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa. Esta efeméride é habitualmente celebrada através de uma cerimónia que decorre no nosso Auditório 1, e em que contamos com a presença de representantes dos nossos estudantes, dos nossos funcionários não docentes, e dos nossos professores, bem como de um conjunto de ilustres convidados que de algum modo, nalgum momento, têm ou tiveram uma ligação indelével ao Instituto.

Pelas razões sobejamente conhecidas, este ano, em que se assinalam os 261 anos da criação da Aula de Comércio, a tradicional sessão comemorativa não se irá realizar. As circunstâncias inéditas que atualmente vivemos impõem restrições importantes ao nosso quotidiano que, nomeadamente, nos impossibilitam de destacar, como efetivamente o gostaríamos de fazer, esta importante data da nossa vida comum.

Com a dedicação e o empenho de todos, tem sido possível ao ISCAL continuar a cumprir a sua missão: as aulas migraram na íntegra para o regime não presencial, que se manterá até final do ano letivo; está em curso um esforço importante para que a avaliação de conhecimentos nos nossos cursos se possa realizar também na modalidade não presencial; os professores continuam a desenvolver as suas atividades de investigação; e os serviços do ISCAL começam gradualmente a retomar a normalidade, assegurando o atendimento a estudantes e docentes.

Todavia, o nosso desejo é, obviamente, o de recuperar assim que possível um conjunto de atividades e iniciativas que fazem parte da nossa identidade, enquanto escola de ensino superior e enquanto comunidade de mais de 3000 estudantes e de pouco menos de 300 funcionários docentes e não docentes. Todos nós queremos de volta as aulas presenciais, os diversos seminários que enriquecem os nossos planos curriculares, os eventos organizados pela nossa associação de estudantes, pelas nossas comissões de finalistas, ou pela nossa tuna, e demais iniciativas que só têm verdadeiro significado quando permitem juntar num mesmo espaço físico todos aqueles que querem partilhar ideias, conhecimento, experiências, e todos os momentos bons e menos bons que a vida nos traz.

Permanece a esperança de que o dia em que tudo isso voltará a ser possível estará para breve. Até lá, vamos continuando à distância, com uma certeza que seguramente agora sai reforçada: o ISCAL é muito mais do que as quatro paredes do edifício da Avenida Miguel Bombarda; o ISCAL somos todos nós, os que agora ou no passado viram o seu percurso de vida de algum modo marcado por este instituto e por quem nele conheceram, e que transportam a nossa grandeza muito para além do espaço a que, em dado momento, nos confinamos.

Com as nossas melhores saudações,

.:.

Datas-chave do percurso do ISCAL