smmartins
aamatias@iscal.ipl.pt
Grau académico:
Doutor

Álvaro Matias é Licenciado em Economia (1990) pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa (ISEG-UTL), onde prosseguiu os estudos com o mestrado em Economia e Política Social (1996) e, em 2005, concluiu o doutoramento em Economia; todos os graus conferidos pelo ISEG-UTL.

É professor-adjunto convidado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa desde 2018, onde lecciona a unidade curricular de "Macroeconomia", da licenciatura em Contabilidade e Administração e é regente da unidade curricular de "Economia Portuguesa", da licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais.

Em paralelo com a atividade de docência, Álvaro Matias desenvolveu uma longa carreira como economista, nomeadamente no Banco de Portugal, e desempenhou também funções de NCB Expert no Banco Central Europeu, bem como no Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais do Ministério das Finanças, onde ocupou o cargo de diretor-geral (2014-2017). Foi, ainda, membro alternate do Comité Económico e Financeiro da Comissão Europeia (2014-2016), representante de Portugal no Comité de Política Económica da OCDE (2014-2017), alternate governor para Portugal do Banco Europeu para a Reconstrução e Desenvolvimento (2014-2017), membro efetivo do Comité de Serviços Financeiros do Conselho Europeu (2015-2016) e conselheiro-representante do Ministério das Finanças no Conselho Económico e Social (2017).

É autor, coautor e editor de diversos livros sobre Economia e Economia do Turismo, designadamente publicados pela editora internacional Springer-Verlag e assina, ainda, diversos artigos científicos com peer-review publicados em revistas nacionais e estrangeiras. Mantém, também, uma coluna regular de opinião no jornal “Observador”.