Os BIP - Blended Intensive Programmes caracterizam-se pelo seu carácter interdisciplinar e inovador, permitindo aos estudantes descobrir tópicos inovadores, enquanto contactam com outras culturas. Estes cursos breves foram criados pelo programa Erasmus+ da União Europeia e são compostos por uma componente virtual, de duração variável, e uma componente presencial, com a duração de 1 semana.
O BIP ‘AI and Cultural Bias’ convida os participantes a explorar a intersecção entre cultura, tecnologia e ética, questionando se o preconceito é exclusivamente humano ou se também se manifesta no mundo digital. O programa promove um espaço crítico e colaborativo onde os estudantes analisam as marcas culturais presentes na inteligência artificial e debatem quais perspetivas e valores estão refletidos nos algoritmos. Ao longo da experiência, os participantes investigam a relação entre tecnologia, valores e poder interpretativo, desafiando a ideia de neutralidade tecnológica. No final, são os próprios estudantes a responder à pergunta central: poderá a inteligência artificial ser verdadeiramente neutra?
Este BIP é financiado pelo programa Erasmus+ e realiza-se online de 20 a 24 abril 2026 e em Hasselt (Bélgica) de 26 a 30 de abril 2026.
Coordenação: PXL Hogeschool (Hasselt, Bélgica)
Parceiros: ISCAL, Satakunta University e Rosenheim Technical University
Datas:
Período de candidaturas: 15 a 30 de novembro
Participação do ISCAL: 5 estudantes
Destinatários: Estudantes do ISCAL de todas as Licenciaturas ou Mestrados, em qualquer semestre
Critérios de Seleção:
Seriação de candidatturas através da aplicação da fórmula
Cf = 2Mp + 3Nc, em que:
Cf - classificação final; Mp - média ponderada arredondada às centésimas das classificações das UC concluídas à data da candidatura; Nc - número de créditos ECTS concluídos à data da candidatura.
Entrevista de seleção obrigatória, em língua inglesa