Passar para o conteúdo principal
Submetido por marianabarros a 8 October 2025
Lançamento do Primeiro livro do projeto de Transição do Ensino Secundário para o Ensino Superior - Funções Reais e Cálculo Diferencial em ℝ
  • Data:

A Associação de Estudantes do ISCAL (AEISCAL) lançou, no passado dia 6 de outubro, um projeto inovador destinado a apoiar os estudantes na passagem do ensino secundário para o ensino superior. 
A iniciativa pretende assim disponibilizar, a preços acessíveis, livros de apoio pedagógico com conteúdos pensados para ajudar os alunos a superar dificuldades nas diversas áreas do conhecimento, tornando a transição mais suave e eficiente.

 

 

O projeto foi inicialmente desenvolvido no âmbito do programa +Sucesso@IPL, cujo objetivo principal é apoiar os estudantes do 1.º ano no combate ao abandono escolar no ensino superior. No entanto, a AEISCAL decidiu expandir o projeto a todos os anos de curso, tornando-o mais abrangente e inclusivo, com o objetivo de apoiar o sucesso académico ao longo de todo o percurso académico.

O primeiro livro lançado é de Matemática, com ênfase em Funções Reais e Cálculo Diferencial em ℝ e contou com a colaboração das professoras Carla Martinho e Sofia Rézio, docentes do ISCAL.
Este livro foi pensado para ser uma ferramenta de consulta e prática, permitindo aos alunos reforçar conceitos essenciais e superar lacunas identificadas durante o ensino secundário.

A Associação de estudantes dos alunos do ISCAL espera assim que esta iniciativa seja apenas o início de uma série de publicações, promovendo maior colaboração entre docentes e estudantes e fortalecendo a ligação entre teoria e prática.

Tomás Guerreiro, presidente da AEISCAL abriu as hostilidades e proferiu algumas palavras: “Com este projeto, a associação de estudantes reforça o compromisso com o sucesso dos estudantes e demonstra a importância de criar ferramentas pedagógicas que acompanhem e facilitem a evolução académica dos jovens, preparando-os para os desafios do ensino superior, estando completamente disponível para futuras colaborações com todos aqueles que estejam interessados pelo projeto.”

 

 

yyyy

 


O projeto foi inicialmente desenvolvido no âmbito do programa +Sucesso@IPL, cujo objetivo principal é apoiar os estudantes do 1.º ano no combate ao abandono escolar no ensino superior. No entanto, a AEISCAL decidiu expandir o projeto a todos os anos de curso, tornando-o mais abrangente e inclusivo, com o objetivo de apoiar o sucesso académico ao longo de todo o percurso académico.

O presidente do ISCAL, Pedro Pinheiro esteve também presente e discursou. Lembrou que a associação de estudantes deve ser e é, muito mais que um grupo de dinamização de eventos recreativos e parabenizou o presidente da associação de estudantes bem como toda a sua equipa que pensou e desenvolveu o projeto.

 

ppppp

 

Um desafio aceite pelas docentes Carla Martinho e Sofia Rézio, num curto espaço de tempo, mas bem-sucedido por ambas. Resumos teóricos, explícitos, onde os alunos se sintam confortáveis na continuação da matéria agora no ensino superior.

 

texto

 

 

Por Zoom, esteve também presente no lançamento o Professor Jaime Carvalho e Silva do Departamento de Matemática, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Onde numa breve apresentação começou por abordar as lacunas preenchidas pela obra, que procedem de uma problemática antiga.

 

cccc

 

Quem também marcou presença no lançamento do livro foi a direção da Associação de Professores de Matemática.

 

adfarwt

 

O livro encontra-se disponível para venda na Reprografia, no piso -1 do ISCAL, a 6 euros para sócios da AE ISCAL e 8€ para não sócios.

 

Excerto disponível aqui.