Passar para o conteúdo principal

Banner

alumni pelo mundo

Março | Alumni pelo Mundo

André Guerreiro

Após o término da minha licenciatura em Gestão, comecei um estágio numa sucursal do Millennium Bcp onde permaneci seis meses até surgir a oportunidade de estagiar numa multinacional em Bratislava ao abrigo do programa Erasmus+.

Foi na SwissRe onde tive a minha primeira experiência profissional no estrangeiro como Tax Analyst Assistant.

Foi bastante desafiante pois mudei de pais durante a pandemia, numa equipa com diversas nacionalidades, onde a minha função foi de auxiliar na análise e introdução de dados em sistema. Com o estágio a chegar ao fim, a minha perspetiva era de continuar a minha experiência no estrangeiro, e assim surgiu a possibilidade de continuar a viver na mesma cidade, a trabalhar para a Amazon.

É desde 2021 que me encontro atualmente a trabalhar na multinacional tecnológica Amazon, como Catalog Quality Analyst, analisando os produtos do catálogo de forma a melhorar o serviço prestado ao consumidor.

Tem sido ótimo fazer parte de uma empresa da dimensão da Amazon, pelos seus valores, visão e pessoas.

Trabalhar num contexto em que só a tua equipa tem 6 nacionalidades diferentes, e contabilizando todo o departamento esse número ainda maior fica, é gratificante pois as conversas, abordagens e estilos acabam por ser diferentes, e aprendes que há mais formas de analisar ou mesmo de atuar perante as mais diversas situações.

O ISCAL teve um papel fundamental na trajetória que me levou até ao ponto onde estou atualmente, a trabalhar fora de Portugal, pois sempre incentivou e apoiou os alunos na procura de experiências académicas no estrangeiro ao abrigo do programa Erasmus+.

Para além desse incentivo demonstrado pela instituição, os professores que tive ao longo da minha licenciatura tiveram um papel relevante, reforçando sempre os aspetos positivos que poderíamos retirar de uma experiência, ora estudando ora trabalhando num outro pais.

Tudo isto conjugado com o programa de estudo da licenciatura, especialmente no último ano, fazendo uma abordagem mais prática, relacionando temas da atualidade.

A mensagem que posso transmitir é que tudo o que é aprendido na licenciatura será utilizado no futuro profissional, simultaneamente com outro tipo de competências e conteúdos que terá que ser adquirido por nós mesmos.

Com isto quero dizer que o conhecimento adquirido durante a licenciatura, só por si não será suficiente para podermos exercer da melhor forma a nossa função na empresa, mas sim a nossa predisposição para estarmos em constante evolução e adaptabilidade ao ambiente onde pretendemos singrar.