rs

Redução, Reutilização e Reciclagem de resíduos

Reduzir, reutilizar e reciclar são as palavras de ordem! A regra dos 3’rs já é mais do que familiar e no caminho da sustentabilidade todos os passos contam. Mas por onde começar? A mudança começa com pequenos passos no nosso dia a dia:

Primeiro, é necessário reduzir o consumo.

E o primeiro passo para o fazer é questionares-te. Questionares-te se precisas mesmo do artigo que estás prestes a comprar.

Ao abdicar de o comprares, não só poupas dinheiro como também o ambiente. Todos os bens materiais gastam na sua produção, energia, combustíveis fósseis, água, entre muitos outros recursos. Por isso, já sabes, se reduzires o consumo, reduzes esses gastos e consequentemente reduzes a pegada ecológica e a necessidade de reutilizar e reciclar.

Seguem algumas dicas a considerar:

reduzir_o_consumo

Reutilizar é a segunda palavra de ordem. Apesar de parecer ser mais fácil comprar um produto novo em vez de o reparar, a verdade é que há muitos bens que podem ser reaproveitados. Mesmo que o valor das reparações seja semelhante ao valor de aquisição de um novo produto, o custo para o planeta é bastante mais elevado. E, por isso, porque não restaurar? Quer seja eletrodomésticos, mobília antiga, livros ou roupa, lembra-te:

Aquilo que para uns pode ser lixo , para outros pode ser um valioso tesouro.

E até o lixo pode ser reaproveitado, através da compostagem.

Por último mas não menos importante, recicla. Recicla tudo o que já não pode ser reaproveitado.

Sabias que...
Cada português produz, todos os dias, uma média de 1,32 kg de lixo, contribuindo para uma produção anual de 4,75 milhões de toneladas de resíduos urbanos?

E, que apenas 16,5% do total de resíduos produzidos em Portugal são encaminhados para os ecopontos?

Quase tudo pode ser reciclado mas, para garantir que estás a fazer a sua reciclagem de forma eficiente é preciso comprar, primeiro, produtos que podem ser reciclados na sua totalidade e, depois, seguir pequenos passos como:

info2_reduzir-o-consumo

Fontes: Quercus; Infoescola; Ponto Verde