Doutor Fábio Henrique Ferreira de Albuquerque
Grau académico: Doutor
fhalbuquerque@iscal.ipl.pt

Doutor em Ciências Económicas e Empresariais pela Universidade de Extremadura (2013). Diploma de Estudos Avançados pela Universidade de Extremadura (2010). Mestre em Auditoria (2009), bacharel em Contabilidade e Administração (2006) e licenciado em Contabilidade (2007) pelo Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). Docente no ISCAL na área científica da Contabilidade e na Information Management School (Nova-IMS), tendo exercido funções de subdiretor do Mestrado e da licenciatura em Contabilidade e como membro do Conselho Pedagógico. A sua atuação profissional inclui a prestação de serviços de consultoria e formação empresarial nas áreas do Relato Empresarial, particularmente no contexto das Normas Internacionais de Contabilidade e do novo normativo nacional (SNC) e na gestão do risco em Auditoria. Prémio de mérito académico pelo seu percurso no âmbito da licenciatura. Prémio melhores alunos em disciplinas da licenciatura e pela parte curricular do mestrado. Prémio de Contabilidade APOTEC Dr. Luiz Chaves de Almeida em várias edições. Premiado, ainda, na categoria Académica e Profissional do Concurso Internacional de Produção Científica Contábil Prof. Doutor António Lopes de Sá, edição 2007, tendo como tema de pesquisa A Harmonização Contabilística na União Europeia. Contabilista Certificado. Autor de diversos estudos e artigos técnicos nas revistas da OCC, Jornal de Contabilidade da APOTEC, Revista Revisores e Auditores da OROC, Revista de Auditoria Interna do IPAI, Revista Brasileira de Contabilidade, de entre outras, além de colaborações regulares em revistas generalistas. Tem apresentado comunicações em Congressos nacionais e internacionais nas áreas da Gestão, Contabilidade e Auditoria, bem como publicado artigos em diversas revistas científicas internacionais nessas áreas. Membro do corpo editorial e paper reviewer de revistas científicas internacionais. Orientador de dissertações de Mestrado no instituto onde leciona nos cursos de Fiscalidade, Auditoria, Finanças e Contabilidade. Co-autor de vários livros sobre a normalização contabilística nacional.

CNPq - Curriculum Vitae