Iniciativa "Um ODS por mês"

Como instituições dinâmicas e milenárias as Instituições de Ensino Superior, coração da economia do conhecimento, que superou guerras, revoluções e numerosas transformações que atravessaram toda a história humana, deve saber uma coisa ou duas sobre sustentabilidade. Afinal, foram elas o motor do desenvolvimento e do progresso da humanidade desde os condutores de calor às descobertas mais recentes sobre as células estaminais e o genoma humano, só para dar um exemplo dos mais relevantes. A academia sempre foi motor de grandes transformações sociais, o local certo onde se podem encontrar as soluções corretas para as questões da comunidade, quer seja a nível local ou supranacional.

O ISCAL, através da Biblioteca, e de acordo com a sua missão e visão, orienta a sua ação por um conjunto de princípios que promovem as boas práticas, tais como a igualdade, diversidade e inclusão, na prossecução de um Serviço Público eficiente e com qualidade, que tem em conta o interesse público, a comunidade e os cidadãos para uma sociedade mais e justa e solidária. São valores do ISCAL, entre outros, a abertura e participação na sociedade e a responsabilidade social.

É neste enquadramento que, preocupado com o desenvolvimento sustentável das pessoas e da comunidade onde está inserido, o ISCAL promove atividades que visam transformações de ordem social, económica e cultural. Assim, tendo como pano de fundo, a Agenda 2030 - os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), serão organizadas diversas ações e seminários sobre a temática.

As ações terão uma periocidade mensal, correspondendo cada mês a um dos ODS, durante o período de atividade escolar, e serão moderadas por um docente do ISCAL.

Seminários - Um ODS por mês

ODS1 – Erradicar a Pobreza | 30 outubro 2019
ODS6 – Água potável e Saneamento | 28 novembro 2019
ODS2 – Erradicar a Fome | 20 fevereiro 2020
ODS3 – Saúde e Bem-estar | 24 março 2020 (a reagendar)
ODS13 – Ação Climática (Alterações climáticas) | 23 abril 2020
ODS14 – Proteger a vida marítima | 20 maio 2020
ODS7- Energias renováveis | 4 junho 2020
ODS12 – Consumo e produção responsáveis | outubro 2020
ODS11- Cidades e Comunidades Sustentáveis |  novembro 2020
ODS16 – Paz, Justiça e instituições eficazes | dezembro 2020
ODS8 - Trabalho Digno e Crescimento Económico | fevereiro 2021
ODS5 - Igualdade de Género | março 2021
ODS15 – Proteger a vida terrestre | abril 2021
ODS4 – Educação de Qualidade | maio 2021
ODS9 – Indústria, Inovação e infraestruturas | outubro 2021
ODS17 – Parcerias para a implementação de objetivos | novembro 2021
ODS10 – Reduzir as desigualdades | fevereiro/março 2022

Biblioteca do ISCAL
Filomena Borba

Consultores científicos

O que são os ODS?

ods 600
Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) representam uma prioridade global, fazendo parte da Agenda 2030 assinada por mais de 190 países, necessitam da intervenção de todos os atores sociais, desde as instituições governamentais até à sociedade civil. São prioridades e aspirações globais para 2030 e requerem um esforço à escala mundial de governos, empresas e sociedade civil para erradicar a pobreza e criar uma vida com dignidade e oportunidades para todos, dentro das capacidades do nosso planeta.
Os objetivos tocam grandes áreas de intervenção. As pessoas - luta pela erradicação da pobreza e da fome, promoção da dignidade e da igualdade, realização pessoal e progresso económico e social; o Planeta – medidas de sustentabilidade sobre o consumo e produção, combate às alterações climáticas e apelo à boa gestão dos recursos naturais; a Paz – pugnar por sociedades mais justas e inclusivas, livres do medo e da violência; e Parcerias – criação de laços transversais para em conjunto trabalhar em prol dos mais vulneráveis.