ISCAL participa no programa "Cientificamente Provável"

O ISCAL participa no programa Cientificamente Provável, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Estado da Educação, através da Rede de Bibliotecas Escolares, e da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com a colaboração das Bibliotecas de Ensino Superior.

Objetivos

O programa tem a duração de dois anos (2018-2020) e visa promover o conhecimento e contribuir para o enriquecimento do percurso formativo dos jovens, estabelecendo ligações de proximidade entre as instituições de ensino superior e as escolas básicas e secundárias, através das bibliotecas escolares. 

Para além desse objetivo geral, pretende-se ainda:

  • Reforçar a motivação dos jovens para a aquisição de conhecimentos e para o prosseguimento de estudos superiores;
  • Desenvolver nos jovens competências de investigação, de comunicação e de literacia de informação;
  • Envolver os jovens em dinâmicas de ciência cidadã e práticas de aprendizagem colaborativa.

O ISCAL associou-se a esta iniciativa e, até à data, já estiveram envolvidas cinco escolas: Escola Básica e Secundária Josefa de Óbidos (Lisboa), Escola Secundária Maria Amália Vaz de Carvalho (Lisboa), Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira (Torre da Marinha, Seixal), Escola Secundária de Miraflores (Miraflores) e Escola Secundária José Afonso (Loures), nas seguintes atividades:

  • Simulação – O dia-a-dia numa empresa;
  • Economia -   Ser Boss;
  • Literacia Financeira - Habilidade de fazer "boas aquisições" e
  • Jogo de simulação de investimento;
  • Jogos de Matemática – Brincar com números;
  • Direito – Defender e Argumentar: Desenvolvimento de Competências;
  • Jogos de cidadania – Conhecer a Constituição, o que é ser Europeu e o que é ser Cidadão;
  • Biblioteca – Literacia da Informação e promoção de hábitos de leitura.

As atividades desenvolvidas, coordenadas pela equipa do SID, contam com a participação do corpo docente do ISCAL, tendo participado até ao momento os seguintes professores: Carla Martinho, Davide Argiolas, João Morgado, José Lucas Cardoso, José Luís Silva, Manuel Conchinha, Margarida Piteira, Ricardo Barradas e Rui Domingos. Participaram também os seguintes estudantes da equipa de monitores do PSE: Ana Dias, Higino Barai, Mariana Escarinha, Raquel Furtado e Vítor Nunes.

Para além das escolas mencionadas, o ISCAL estabeleceu parcerias com mais 10 escolas: Escola Secundária Jorge Peixinho (Montijo), Escola Secundária Ferreira Dias (Agualva, Sintra), Escola Secundária Bocage (Setúbal), Escola Secundária Luís de Freitas Branco (Paço de Arcos), Agrupamento de Escolas Fragata Tejo (Moita), Agrupamento de Escolas Venda do Pinheiro, Agrupamento de Escolas Marquesa de Alorna (Lisboa), Agrupamento de Escolas de Santo António (Charneca), Agrupamento de Escolas de Carnaxide, Agrupamento de Escolas Professor Lindley Cintra (Lisboa), tendo já agendadas atividades para o próximo ano letivo.

O ISCAL participa no programa Cientificamente Provável

Politecnico de Lisboa Repositório Científico Politécnico Lisboa IPL Net B-on  AEISCAL ISCEE
Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Ok