Dia da Mulher no ISCALNo âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, irão decorrer no ISCAL uma série de iniciativas que pretendem celebrar o dia e alertar para as disparidades existentes numa sociedade onde, segundo a lei, todos os cidadãos são iguais.

Convidamos toda comunidade do Politécnico de Lisboa a participar nesses eventos, dos quais destacamos:

8 de março | Palestra “Mainstreaming de Género na Administração Pública/ o Caso Particular das Organizações do Ensino Superior"
 
- 8 e 9 de março | Mostra bibliográfica e fotográfica "Celebrar o dia com imagens e letras" na Biblioteca do ISCAL
 
9 de março | Seminário "A representação equilibrada entre mulheres e homens nas empresas"

Porquê um Dia Internacional da Mulher?

A 8 de março de 1908, 15.000 mil trabalhadoras fabris fizeram greve e marcharam pelas ruas de Nova Iorque em protesto contra a desigualdade de direitos políticos e económicos. Protesto que se alargou a vários pontos do globo.

Em honra dessas mulheres, o Partido Socialista da América, celebrou um ano depois, a 28 de Fevereiro de 1909, o primeiro Dia Nacional da Mulher. Em 1910, no Congresso Socialista, a alemã Clara Zetkin, propôs que esse dia se designasse por Dia Internacional da Mulher, proposta que foi aceite por unanimidade pelas delegadas dos 17 países presentes. Deste modo, a 8 de Março de 1914 celebrou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher, no modelo que até hoje persiste.

O movimento celebrar-se-ia essencialmente pela luta pela paz nas duas grandes guerras, mas também pelo direito de votar, trabalhar e pelo fim da discriminação em contexto laboral.

Finalmente, em 1975, durante a celebração do Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas estabeleceram como Dia Internacional da Mulher, o dia 8 de Março.

Hoje, mais de um século depois, e segundo o relatório do pdfFórum Económico Mundial sobre as desigualdades de género ainda há muito caminho a percorrer.

[Texto redigido por Serviço de Informação e Documentação do ISCAL]

Politecnico de Lisboa Repositório Científico Politécnico Lisboa IPL Net B-on  AEISCAL ISCEE
Este website utiliza cookies que asseguram funcionalidades para uma melhor navegação. Ao continuar a navegar está a concordar com a sua utilização.
Ok