ir para a página do ISCAL no Facebook ir para o canal Youtube do ISCAL ir para a página do ISCAL no Linkedin

Biblioteca

«Onde mora o conhecimento»

Biblioteca ISCAL

 

Obras de Consulta e Serviço de Empréstimo

A Biblioteca disponibiliza mais de 9.700 documentos em regime de acesso livre, sendo que a sua coleção se encontra organizada por áreas temáticas das disciplinas lecionadas no ISCAL. Estas obras são passíveis de ser objeto de requisição pelos utilizadores internos do ISCAL (docentes, alunos e funcionários) e podem ser consultadas presencialmente por qualquer utilizador externo. Os documentos sinalizados com uma bola vermelha na lombada não são objeto de empréstimo domiciliário, podendo só ser consultadas na sala de leitura.

Coleção de Referência

obras de referenciaCompreende uma coleção de obras de carácter geral tais como: Dicionários linguísticos e técnicos, Enciclopédias, Anuários e Manuais Práticos não sendo passíveis de ser emprestados.

  

 

 

 

Coleção de Periódicos

Coleção de Periódicos

Conta com assinaturas ativas de cerca de 27 títulos de revistas de informação especializada. Os números mais recentes encontram-se em regime de acesso livre para leitura na sala, e os restantes números, mais antigos, deverão ser solicitados no balcão de atendimento.

 

  

 

 

Coleção de Teses e Dissertações 

teses e dissertacoes

Esta coleção integra as teses e dissertações dos membros da comunidade ISCAL em suporte papel. O acesso aos conteúdos poderá ser feito através da consulta presencial, não sendo permitido o seu empréstimo domiciliário, ou acedendo à versão digital disponível no Repositório Científico do IPL.

 

 

  

Fundo Antigo

Fundo Antigo Biblioteca

O Fundo Antigo é composto por um espólio documental que reúne mais de 2.700 livros, editados entre 1830 e 1976, provenientes das quatro instituições que estão na génese do ISCAL: a Aula do Comércio (1759-1869), fundada pelo Marquês de Pombal, o Instituto Industrial e de Comércio de Lisboa (1869-1911), o Instituto Superior de Comércio (1911-1918) e o Instituto Comercial de Lisboa (1918-1976).

O valioso património contém livros sobre várias temáticas, com especial incidência nas áreas das Matemáticas, Contabilidade, Direito, Linguística, Gestão, História de Portugal, Geografia de Portugal Continental e das Colónias Ultramarinas. O acesso a esta coleção é reservado e a sua consulta sujeita a autorização prévia.

 

Outros recursos

Sendo o ISCAL um polo de partilha e de disseminação de conhecimento, o SID tem como missão apoiar e difundir a produção científica dos seus docentes e discentes, bem como disponibilizar e divulgar plataformas de pesquisa e recursos electrónicos, que facilitem o acesso a documentos eletrónicos necessários e pertinentes para a investigação científica. Alguns recursos são subscritos pelo IPL, outros estão disponíveis em acesso aberto, de referir a B-on, o Repositório Científico do IPL e o RCAAP.


B-on

Biblioteca do conhecimento online

“A Biblioteca do Conhecimento Online (b-on) disponibiliza o acesso ilimitado e permanente às instituições de investigação e do ensino superior aos textos integrais de milhares periódicos científicos e ebooks online de alguns dos mais importantes fornecedores de conteúdos, através de assinaturas negociadas a nível nacional.” É de referir publicações como a Harvard Business Review, Harvard Law Review e a Oxford University Press, entre outras. O acesso à plataforma é disponibilizado a toda a comunidade académica IPL. Mais informações podem ser obtidas na página do IPLnet.

 

Repositório Científico do IPL

Repositório Científico do IPL“O Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL), criado em Setembro de 2011, tem por objetivo divulgar a produção científica produzida pela sua comunidade académica, aumentar a visibilidade e o impacto da investigação desenvolvida, assegurar o depósito da memória intelectual e promover o livre acesso à informação ao público em geral.” Aqui pode-se encontrar desde teses de doutoramento, dissertações de mestrado bem como artigos científicos dos membros da comunidade. O acesso é livre.

 

Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP

Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal - RCAAPO portal RCAAP tem como objectivo a recolha, agregação e indexação dos conteúdos científicos em acesso aberto (ou acesso livre) existentes nos repositórios institucionais das entidades nacionais de ensino superior, e outras organizações de I&D.