ir para a página do ISCAL no Facebook ir para o canal Youtube do ISCAL ir para a página do ISCAL no Linkedin

Clube de leitura "Tratado sobre as Partidas Dobradas"

20171122 clube de leitura

[22 de novembro de 2017 .:. 17h00 .:. ISCAL, Fundo Antigo da Biblioteca]

O Clube de Leitura ISCAL está de volta!

Desta feita com um livro de relevante e significativo valor, o Tratado sobre as Partidas Dobradas, Por meio da qual pódem aprender a arrumar as contas nos Livros, e conhecer dellas, todos os Curioſos impoſſibilitados de cultivar as Aulas deſta importantiſſima Sciencia, &c. Segunda impreſsão mais correcta, e emendada. Lisboa: na Officina de Simão Thaddeo Ferreira, 1792.
Antes de 1755, a gestão das finanças estatais ainda não tinha saído da Idade Média. O método utilizado pelos colectores de impostos, os almoxarifes, assim pelos tesoureiros da Casa dos Contos, era ineficaz. O desconhecimento do método contabilístico por partidas dobradas, facilitava os erros e não evitava a fuga aos impostos e à fraude, como também não permitia calcular o lucro ou prejuízo atempadamente.
Mas a situação modificou-se quando o Ministro do Rei D. José, Sebastião José de Carvalho e Mello, Marquês de Pombal que na implementação de uma série de reformas, aproveita a destruição da Casa dos Contos pelo terramoto, centralizando a governação e organizando o Erário Régio, adopta o uso da contabilidade por partidas dobradas por profissionais competentes, maximizando desse modo as receitas fiscais e possibilitando a verificação das contas do Estado. Criado em 1761, pelo Marquês de Pombal, tal como a Aula do Comércio, a primeira escola pública de contabilidade, o Erário Régio veio a tornar-se numa das reformas administrativas mais inovadoras de toda a Europa.
Na senda dessa veia reformista, assistimos à publicação do Tratado sobre as Partidas Dobradas, Por meio da qual pódem aprender a arrumar as contas nos Livros, e conhecer dellas, (…), o primeiro livro a tratar do tema “partidas dobradas” em Português, com uma primeira impressão em 1764, em Turim, para mais tarde ser impresso, em Portugal, em 1792, devido à boa aceitação que teve.

livro tratado sobre as partidas dobradas m

Sobre o livro falar-nos-á o nosso convidado o Professor António da Trindade Nunes, presidente do ISCAL, cujo currículo e experiência são por si só uma mais-valia para o nosso Instituto.

António da Trindade Nunes fez a sua carreira académica, antes de entrar na Universidade, pela via técnica, tendo, por isso realizado o designado Curso Geral do Comércio e depois o Instituto Comercial de Lisboa (actual ISCAL). Concluiu a Licenciatura em Finanças em 1975, no ISCEF / ISE (hoje ISEG). Posteriormente fez o mestrado na Universidade Aberta / ISCAL, finalizado em 2008. Irá iniciar, muito em breve, um programa de doutoramento. Em termos académicos realizou provas públicas para ser reconhecido como professor especialista pelo IPL. É contabilista Certificado (desde 1975) e Revisor Oficial de Contas (exame em 1979). Em termos profissionais, trabalhou na ex-Arthur Andersen (actual Delloite) entre 1977 e 1981, ano em que transitou para a Price Waterhouse (depois PwC após a fusão com a Coopers & Lybrand em 1998), onde permaneceu até 2002. Foi promovido a Partner em 1990. Depois dessa data, até 2015, integrou, como sócio, outras empresas de auditoria e consultoria. Foi assistente convidado do ICL /ISCAL entre 1975 e 1977. Regressou como docente ao ISCAL em 1986, onde ainda se mantem, como regente de cadeiras do mestrado e da licenciatura. Integrou vários órgãos do ISCAL, nomeadamente Conselho Técnico Científico e Conselho de Representantes, tendo sido eleito presidente em dezembro de 2015.

Autoria do texto: Serviço de Informação e Documentação

 

  pdfCartaz do evento

 

As Empresas no séc. XXI

Conferência - As Empresas no séc. XXI[18 de novembro de 2017 .:. 10h-13h .:. ISCAL, Auditório 1]

A Direção do Curso de Finanças Empresariais realiza a 18 novembro mais uma conferência do seu 5.º ciclo sobre "As empresas no século XXI".

A conferência acontece pelas 10 horas, no Auditório 1. 

Temas

- Empresas versus Consumidores: as relações de consumo
- Sobreendividamento
- Relato financeiro e Auditoria

Oradores

Arménio Breia
Celeste Filipe
Elionora Cardoso

Inscrições

As inscrições devem ser feitas, até ao dia 15 de novembro, para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., indicando os seguintes dados:

Para alunos do ISCAL:

- Nome completo
- Número de aluno
- Turma

 

Para os restantes:

- Nome completo
- Área de formação

pdfCartaz da Conferência

Apresentação do livro: Do Trabalhador ao Recurso - Pessoas ou Objetos?

capa livro m[15 de novembro de 2017 .:. 17h30 .:. ISCAL, Fundo Antigo da Biblioteca]

No próximo dia 15 de Novembro, pelas 17:30 horas, na Biblioteca do ISCAL – Fundo Antigo, proceder-se-á à apresentação do livro "Do trabalhador ao recurso – Pessoas ou objetos?" de Luís Alberto Moreira.
Como expressa o próprio autor na Introdução, o livro “pretende ser uma reflexão pessoal sobre um tema que me preocupa e muito me tem feito refletir nos últimos tempos, a forma como os trabalhadores são vistos e tratados nas suas empresas, tendo em conta que são a mola real das mesmas, que sem eles não subsistiriam.” Coloca também algumas questões sobre a evolução do papel de quem trabalha, como por exemplo: Trabalhador ou Colaborador? Para saberem a resposta, apareçam!

Nota sobre o autor:
Luís Alberto Moreira, nasceu em Lisboa, a 25 de Dezembro de 1962. Começou por tirar um Bacharelato em Eletrónica e Telecomunicações (ISEL), e perto do fim deste começou e concluiu com sucesso uma Licenciatura em Engenharia de Sistemas Decisionais (ISMA / COCITE). Durante a licenciatura, trabalhou como Assistente Universitário, em duas instituições de ensino superior (COCITE e UAL). Em 1986 foi convidado para trabalhar na Partex-CPS, como assessor de Direção, saindo em 1988 para cumprir o Serviço Militar Obrigatório (SMO). Antes de terminar o SMO, em 1990, entrou para o BES, desempenhando funções de analista no núcleo de comunicações e segurança. Pelo meio, tirou uma Licenciatura em Medicina Tradicional Chinesa (APA-DA), e uma Pós-graduação em Ciências do Trabalho e Relações Laborais (ISCTE), esta última no âmbito do Mestrado com o mesmo nome. Foi orador convidado no Congresso de Medicina Chinesa de Lisboa, em 2014, e autarca pelo Bloco de Esquerda, função no âmbito da qual idealizou e ajudou na preparação da exposição “40 anos / 40 fotos”, comemorativa dos 40 anos do 25 de Abril.

Autoria do texto: Serviço de Informação e Documentação 

 

Conferência: Os Tribunais e a Jurisprudência - o Direito da Família

CartazConf Os TribunaiseaJurisprudencia DireitodaFamilia m[9 de novembro de 2017 .:. 15h30 .:. ISCAL, Auditório 2]

Dando sequência ao Ciclo de Conferências da Licenciatura de Solicitadoria do ISCAL, realizar-se-à uma conferência no âmbito dos Tribunais e a Jurisprudência - O Direito da Família que contará com a especial presença do Exmo. Senhor Juíz Conselheiro Jorge Augusto Pais de Amaral.

pdfCartaz da Conferência

 

Autoria do texto: CISCAL.

 

 

 

Mesa Redonda - Direito Tributário

Mesa Redonda - Direito Tributário[24 de outubro de 2017 .:. 15 horas .:. ISCAL, Sala 2.10]


Esta tarde, pelas 15 horas, o ISCAL acolhe na sala 2.10 a "Mesa redonda - Direito Tributário", especialmente dirigida aos alunos do Mestrado em Fiscalidade, mas aberta a toda a comunidade.

Coordenação científica

Professor Doutor Vasco Branco Guimarães
IDEF, FDL, ISCTE e ISCAL

Professor Doutor Francisco Nicolau Domingos
ISCAL

Temas e palestrantes

"A obrigação de revelar mecanismos de planificação fiscal agressiva (ação 12º do plano BEPS)"

Alfonso Clavijo
Professor da Universidade de Cádiz
Doutor em Direito pela Universidade Bolonha


"Aspetos gerais sobre a guerra fiscal de ICMS entre estados brasileiros"

José Anijar Rei
Professor da UNAMA e Defensor Público
Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará


"A Tributação ambiental e impostos imobiliários: o caso do IPTU brasileiro"

Rodrigo Magalhães Pessôa
Professor da Devry Faci e ESMAC
Mestre em Direito pela Universidade Federal do Pará

 

Inscrições: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.