ir para a página do ISCAL no Facebook ir para o canal Youtube do ISCAL ir para a página do ISCAL no Linkedin

Docente do ISCAL participa em conferência internacional

Docente do ISCAL participa em conferência internacional

[27 a 29 de junho de 2018 .:. Santander, Espanha]

O IPL e o ISCAL estiveram representados na "5th International Conference on CSR, Sustainability, Ethics & Governance" que se realizou de 27 a 29 de junho em Santander, Espanha. A docente do ISCAL Irene Arraiano apresentou nesta conferência o artigo "Is there value creation in the banks listed in the dow jones sustainability index europe ?", que se encontra disponível no Repositório Científico do IPL

Esta participação aconteceu no âmbito do projeto GIIPS5/ISCAL financiado pelo IDI&CA IPL/2017. 

Ler mais: Docente do ISCAL participa em conferência internacional

Workshop Internacional «Cross-Border Debt Recovery in the EU Application of the "second generation" regulations in France and Luxembourg»

Workshop Internacional «Cross-Border Debt Recovery in the EU Application of the "second generation" regulations in France and Luxembourg»

[8 de junho de 2018 .:. 09h00 - 14h50 .:. Luxemburgo]

Considerando de vital importância a Internacionalização para a afirmação do ISCAL no panorama do ensino superior português, informamos que decorreu no passado dia 8 de junho no Max Planck Institute no Luxemburgo um Workshop que contou com a presença do Professor Dr. António Pedroso Leal em representação do ISCAL. Este workshop enquadrou-se no projeto europeu financiado pela Comissão Europeia “IC2BE” (“Informed Choices in Cross-Border Enforcement”). Este projeto é coordenado pela Universidade de Friburgo e são parceiros o Max Planck Institute Luxemburg, a Universidade de Antuérpia, a Universidade Complutense, a Universidade de Milão, a Universidade de Roterdão e a Universidade de Varsóvia. O projeto pretende analisar o direito processual europeu para situações jurídicas transfronteiriças em vigor por força de Regulamentos Europeus.O Professor Dr. Pedroso Leal foi um dos especialistas convidados a estar presente no referido Workshop o que muito nos orgulha.

 pdfPrograma - Workshop Internacional «Cross-Border Debt Recovery in the EU Application of the "second generation" regulations in France and Luxembourg»

Dia da Mulher no ISCAL 2018

Dia da Mulher no ISCALNo âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, irão decorrer no ISCAL uma série de iniciativas que pretendem celebrar o dia e alertar para as disparidades existentes numa sociedade onde, segundo a lei, todos os cidadãos são iguais.

Convidamos toda comunidade do Politécnico de Lisboa a participar nesses eventos, dos quais destacamos:

8 de março | Palestra “Mainstreaming de Género na Administração Pública/ o Caso Particular das Organizações do Ensino Superior"
 
- 8 e 9 de março | Mostra bibliográfica e fotográfica "Celebrar o dia com imagens e letras" na Biblioteca do ISCAL
 
9 de março | Seminário "A representação equilibrada entre mulheres e homens nas empresas"

Porquê um Dia Internacional da Mulher?

A 8 de março de 1908, 15.000 mil trabalhadoras fabris fizeram greve e marcharam pelas ruas de Nova Iorque em protesto contra a desigualdade de direitos políticos e económicos. Protesto que se alargou a vários pontos do globo.

Em honra dessas mulheres, o Partido Socialista da América, celebrou um ano depois, a 28 de Fevereiro de 1909, o primeiro Dia Nacional da Mulher. Em 1910, no Congresso Socialista, a alemã Clara Zetkin, propôs que esse dia se designasse por Dia Internacional da Mulher, proposta que foi aceite por unanimidade pelas delegadas dos 17 países presentes. Deste modo, a 8 de Março de 1914 celebrou-se o primeiro Dia Internacional da Mulher, no modelo que até hoje persiste.

O movimento celebrar-se-ia essencialmente pela luta pela paz nas duas grandes guerras, mas também pelo direito de votar, trabalhar e pelo fim da discriminação em contexto laboral.

Finalmente, em 1975, durante a celebração do Ano Internacional da Mulher, as Nações Unidas estabeleceram como Dia Internacional da Mulher, o dia 8 de Março.

Hoje, mais de um século depois, e segundo o relatório do pdfFórum Económico Mundial sobre as desigualdades de género ainda há muito caminho a percorrer.

[Texto redigido por Serviço de Informação e Documentação do ISCAL]

Job Shop 2018

[1 de março de 2018 .:. 10h00 - 19h30 .:. Vip Executive Entrecampos 4]

 Job ShopNa próxima quinta-feira, dia 1 de março, acontece mais uma edição da Job Shop, a feira de emprego da AEISCAL, iniciativa à qual, como habitualmente o ISCAL se associa.

Durante este dia, os alunos do ISCAL terão oportunidade de ter contacto direto com as entidades empregadoras que mais recrutam no ISCAL e que se encontram presentes na iniciativa, para esclarecerem dúvidas, entregarem o CV e participarem em sessões de informação. Adicionalmente, os alunos do ISCAL terão ainda oportunidade de almoçar com profissionais das empresas recrutadoras no local.

Os embaixadores do ISCAL, conjunto de alunos que durante o presente ano letivo visita as Escolas Secundárias da região centro de Portugal a apresentar e representar o ISCAL, também irão marcar presença na Job Shop, onde vão a dar a conhecer a oferta formativa de 2.º ciclo do ISCAL

Mais informações sobre a Job Shop disponíveis no Facebook da Associação de Estudantes

Futurália 2018

[14, 15, 16 e 17 de março de 2018 .:. FIL, Parque das Nações]

ISCAL na Futurália

De quarta a sábado, o ISCAL esteve na Futurália, a maior Feira de Educação e Formação de âmbito nacional, que acontece na FIL - Feira Internacional de Lisboa, no Parque das Nações.

À semelhança de anos anteriores, o stand do ISCAL na Futurália, localizou-se no espaço Politécnico de Lisboa, no qual se encontravam reunidos todos os Institutos e Escolas do Politécnico de Lisboa.

Durante quatro dias, de 14 a 17 de março, uma equipa constituída por funcionários docentes e não docentes, e alunos de diversos cursos esteve disponível para dar a conhecer a oferta formativa do Instituto.

Para além disso, no espaço Politécnico de Lisboa, os estudantes poderam obter diversas informações, nomeadamente, sobre os apoios sociais disponíveis (tais como residência, bolsa de estudos), saber como funciona o programa de mobilidade internacional Erasmus + e o que é o concurso de ideias Poliempreende.

Este espaço para além de informação, também teve muita animação.

Os visitantes do stand do ISCAL poderam jogar ao jogo de perguntas "Eu sei coisas sobre o ISCAL", no qual puseram à prova os seus conhecimentos sobre o Instituto. Houve ofertas para todos os participantes e brindes especiais para os membros das equipas vencedoras.

O jogo aconteceu no stand do ISCAL às 12h, 13h, 14h, 15h, 17h e 18h. Às 16h, momento "happy hour" jogou-se no palco IPL e os prémios foram ainda melhores.

O espaço Politécnico de Lisboa contou também com a participação da TunaIscalina que proporcionou um agradável momento musical.

Fotorreportagem

Consulte o álbum da Futurália no facebook do ISCAL

Informação prática

A Futurália decorreu na FIL (Parque das Nações), entre as 10h-19h nos dias 14, 15 e 16 de março, sendo que no dia 17 de março o horário foi das 11h às 20h.

O ISCAL esteve integrado no stand do Politécnico de Lisboa, que se localizou no Pavilhão 1.

Mais informações

Site do Politécnico de Lisboa - IPL duplica tamanho do stand. Vamos estar no pavilhão 1 da FIL com muitas atividades

Site da Futurália - Preço dos bilhetes