ir para a página do ISCAL no Facebook ir para o canal Youtube do ISCAL ir para a página do ISCAL no Linkedin

Roadshow em escolas secundárias arranca hoje

Embaixadoras ISCALÀ semelhança dos anos anteriores, o ISCAL participa num roadshow de divulgação da sua oferta formativa.

Para esta tarefa, o ISCAL conta com a colaboração de cerca de 40 embaixadores, oriundos de todos os cursos de licenciatura do ISCAL. É este conjunto de raparigas e rapazes que irá visitar diversas escolas secundárias dos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal a apresentar o ISCAL.

Acompanhe a fotorreportagem no Facebook do ISCAL.

Embaixadores da Aliança ODS Portugal

IMG 20171113 162655 mReunião do grupo de trabalho Objetivo 4: Educação de qualidade

No passado dia 13 de novembro, um conjunto de Embaixadores(as) da Aliança ODS Portugal para o ODS (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável) - Objetivo 4: Educação de qualidade, reuniu no ISCAL, no sentido de analisar possibilidades de colaboração e criação de sinergias.

Para além dos dois Embaixadores que são docentes do ISCAL (Fernando Seabra e Jorge Rodrigues), participaram nesta reunião Embaixadores(as) que são professore(as) de várias instituições de ensino superior: Institutos Politécnicos de Beja, Santarém, Leiria e Coimbra, Universidades de Évora e do Algarve.

Na fotografia: o conjunto dos Embaixadores(as) presente com o professor Trindade Nunes, Presidente do ISCAL.

Autoria do texto: Professor Fernando Miguel Seabra

 

 

Lançamento do livro "Novo SNC - Todas as normas em casos práticos"

20171109 apresentacao livro m[9 de novembro de 2017 .:. Sede da Ordem dos Contabilistas Certificados]

No passado dia 9 de novembro, três especialistas ligados ao ISCAL lançaram o livro "Novo SNC - Todas as normas em casos práticos", na sede da Ordem dos Contabilistas Certificados.

Os autores do livro são dois alumni do ISCAL, fundadores da empresa BTOC - Consulting, e a professora Catarina Kaizeler.

  

Enriquecimento curricular para melhores alunos

premiar2017 mContando já com a 2ª edição, a área de Economia e Finanças, subárea de Finanças, numa iniciativa pioneira no ISCAL, deu seguimento ao projeto iniciado em 2016, que pretendeu incentivar o mérito académico, ao disponibilizar um conjunto de experiências de enriquecimento curricular, para os melhores alunos de determinadas unidades curriculares.
Este ano, a iniciativa visou os melhores alunos das unidades curriculares de Análise Económica e Financeira, de todos os Cursos e de Avaliação de Projetos de Investimento, do curso de Licenciatura em Comércio e Negócios Internacionais.
Estas experiências incluíram:

a. Masterclasses: aulas eminentemente práticas sobre temáticas que normalmente não são tão aprofundadas no âmbito dos programas das unidades curriculares constantes dos seus planos de estudos de licenciatura. Estas aulas foram ministradas para grupos entre os 3 e os 5 alunos e versaram temas como: Avaliação de Projetos e modelagem em Microsoft Excel, Avaliação de Empresas e Criação de Valor, e O Dilema dos Mestrados, esta última contou com a colaboração, numa ótica de partilha de experiências e vivências, da Mestranda Vitalina Macedo.

b. Shadowing: acompanhamento de técnicos no dia-a-dia das suas funções partilhando das atividades e conhecendo a realidade empresarial onde se inserem. Colaboraram nesta atividade a Ciphra – Contabilidade Gestão e Recursos Humanos, através da Partner, Dr.ª Maria João Dias, a Gespoc – Gestão e Contabilidade, através do Accounting Manager, Dr. César Brito, a Bizarro do Vale e Associados, SROC, através do Dr. Vítor Vale e a Ilda Monteiro Despachantes Oficiais, através da sua Gerente, Despachante Ilda Monteiro.

c. Palestras: sessões de 2 horas no sentido de despertar a atenção para temas não abordados com tanta profundidade no âmbito dos seus cursos, nomeadamente Factoring, Operações de Financiamento, Prática de Auditoria e Revisão de contas, Previsão de Falência e Reestruturação Empresarial. Esta última, teve como orador o Administrador da Oasis Atlantico, também Professor da Universidade Lusíada de Lisboa, Professor Doutor Mário Antão.

O ISCAL volta a congratular a organização pela iniciativa que em muito enriquece a experiência académica dos nossos alunos, não só pelo aprofundar de conhecimentos, como também pela aproximação às empresas, como primeiro contacto com a realidade profissional. Aproveitamos ainda para agradecer às entidades que se associaram a esta iniciativa e a todos os professores e alunos que a tornaram possível.

 

 

Recolha de tampinhas para a Inês - 8 sacos

Recolha de tampinhas para a InêsEm junho, o ISCAL solidarizou-se com a Inês, uma menina que sofre de trissomia 21, recolhendo nas suas instalações tampinhas que a ajudarão a receber os tratamentos / sessões de desenvolvimento de que necessita.

Até dia 3 de outubro foi possível reunir 8 sacos grandes cheios de tampinhas.

Apenas é possível entregar este contributo generoso graças à mobilização de toda a comunidade, à qual muito se agradece. Uma palavra de agradecimento é também devida às várias Unidades Orgânicas do IPL e Serviços Centrais que também têm colaborado com o ISCAL nesta recolha.

O apoio do ISCAL a esta iniciativa continua, portanto, quem ainda não teve oportunidade de contribuir ainda vai a tempo.