ir para a página do ISCAL no Facebook ir para o canal Youtube do ISCAL ir para a página do ISCAL no Linkedin

Workshop “Como estudar e manusear os Códigos”

[14 de dezembro de 2017 .:. 15h30 .:. ISCAL, Auditório II (6º piso)]

Workshop “Como estudar e manusear os Códigos”

Uma biblioteca universitária para além de fornecer os recursos necessários para a obtenção de conhecimento deverá também exercer funções que abranjam as vertentes informativas, formativas e culturais. Ou seja, deverá ser capaz de implementar acções de formação que criem valor e formem os seus utilizadores.

A utilização e exploração correctas dos recursos que são disponibilizados é um dos campos onde a Biblioteca pode e deve intervir, contribuindo desse modo para uma melhor aprendizagem e para o sucesso dos alunos.

É neste sentido que o ISCAL, através do Serviço de Informação e Documentação, propôs a realização de vários Workshops, sendo o próximo voltado para a área do Direito.

O IV Workshop ISCAL/ SID intitula-se “Como estudar e manusear os Códigos”, terá lugar no dia 14 de Dezembro pelas 15:30, no Auditório II, 6º piso.

A iniciativa tem por objectivo facilitar e tornar familiar o estudo das “Leis”. Relacioná-las. Saber o que são remissões. Pretende-se que os formandos possam ir mais além do que o simples artigo ou alínea objecto de estudo. Complementar as suas respostas com diferentes diplomas ou artigos.

O evento dirige-se a toda a comunidade iscalina, estudantes, docentes e não docentes.

A participação está sujeita a inscrição, que deverá ser efectuada até ao dia 11 de Dezembro de 2017, para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Os participantes terão direito ao respectivo certificado.

Autoria do texto: Serviço de Informação e Documentação

Clube de leitura "Cem Anos de Solidão"

[7 de dezembro de 2017 .:. 17h00 .:. ISCAL, Fundo Antigo da Biblioteca]

Clube de leitura "Cem Anos de Solidão"Falar e discutir a obra Cem Anos de Solidão de Gabriel Garcia Márquez é o nosso próximo desafio, no dia 7 de Dezembro pelas 17:00, no Fundo Antigo da Biblioteca do ISCAL.

O livro foi publicado em 1967 e em 1982 ganhou um Prémio Nobel de Literatura. É considerado uma das mais importantes obras da literatura hispânica, perdendo, segundo alguns, apenas para Dom Quixote de La Mancha de Miguel de Cervantes. O romance debruça-se sobre a história de uma família, os Buendía. São cem anos de estórias desta família, que vive na imaginária Macondo, uma comunidade recheada de peripécias e de acontecimentos, em que as suas personagens muitas das vezes nos fazem rir às gargalhadas.

Com a sua escrita de mestre, Gabriel Garcia Márquez leva-nos num abrir e fechar de olhos até ao epílogo da saga dos José Arcádios, Aurelianos, Amarantas, Remédios e Úrsulas, algumas das personagens, mais de 30, que fazem parte desta narrativa.

O Clube de Leitura ISCAL acolhe desta vez um jovem estudante da Instituição.

Ricardo Silva, natural da Lourinhã, frequentou o curso de Economia no ISEG em 2012, transferindo-se, em 2015, para o ISCAL, estando a frequentar o curso de Gestão. Tornou-se membro da Tuna ISCALINA, em 2015, e foi eleito vogal para o Departamento de Apoio ao Estudante da AEISCAL em 2016. Exerce actualmente funções como coordenador do Departamento Pedagógico da AEISCAL e como conselheiro do Conselho Pedagógico do ISCAL.

 

Autoria do texto: Serviço de Informação e Documentação

Job Party - Missão 1º Emprego pela Forum Estudante

JobPartyISCAL2017 m[12 de dezembro de 2017 .:. 09h00-12h30 .:. ISCAL, Auditório]

A Forum Estudante vai realizar a 8ª edição da Job Party, iniciativa integrada na Missão 1º Emprego. Esta iniciativa, que conta com o apoio do Politécnico de Lisboa no âmbito do Consórcio Maior Empregabilidade, tem como objetivo apoiar os jovens que estão prestes a entrar no mercado de trabalho e consiste na realização de seminários sobre a temática da empregabilidade.

O ISCAL irá acolher um seminário que terá lugar no dia 12 de dezembro, entre as 9h00 e as 12h30, e alguns dos temas em destaque serão o CV, o LinkedIn, as Soft Skills e os estágios. Convida-se à participação de toda a comunidade estudantil do Politécnico de Lisboa. Esta participação é gratuita mediante inscrição.

pdfCartaz do evento

pdfPrograma do evento


Atualização: Quarta, 13 Dezembro 2017 12:18

A Job Party foi um êxito tendo contado com a participação de alunos das várias escolas e institutos do Politécnico de Lisboa. Nesta sessão, os estudantes tiveram oportunidade de ouvir as experiências e os conhecimentos de profissionais, bem como esclarecer dúvidas.

Todos os oradores partilharam as apresentações que serviram de suporte às respetivas comunicações, as quais se disponibilizam de seguida.

pdfKit Europass
Catarina Oliveira, Centro Nacional Europass

pdfMissão Linkedin
Nelson Emilio, Singularis

pdfEstágios profissionais
Raquel Galhardo, IEFP

pdfEntrevistas de emprego - Como ter sucesso?
Lina Matos, Best Account

Fotorreportagem no Facebook da Forum

II Congresso de Cidadania e Educação Fiscal na Lusofonia

[28 de novembro de 2017 .:. Maputo, Moçambique]

II Congresso de Cidadania e Educação Fiscal na LusofoniaNo passado dia 28 de novembro teve lugar, em Maputo, o II Congresso de Cidadania e Educação Fiscal na Lusofonia. Iniciativa que contou com a participação das professoras do ISCAL, Ana Cristina Lino Marques e Clotilde Celorico Palma como oradoras. Ambas apresentaram a respetiva comunicação no painel dedicado a "Políticas para a Cidadnia e a Educação Fiscal".

Ana Cristina Lino Marques falou sobre "Cidadania e Educação Fiscal e Finanças Públicas" e Clotilde Celorico Palma sobre "Cidadania e Educação Fiscal e Finanças Públicas na Infância".

O Congresso foi uma iniciativa do Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) - realizado ao abrigo do prémio projeto CEFIL - Cidadania e Educação Fiscal na Lusofonia  (IDI&CA 2017) que o ISCAL ganhou do IPL - contou com o apoio da Corporate Business School – Escola Superior de Gestão Corporativa e Social (ESGCS) e do Instituto de Direito Económico, Financeiro e Fiscal da Faculdade de Direito de Lisboa (IDEFF).

pdfPrograma do Congresso

 

2 congresso internacional cidadania educacao fiscal lusofonia foto 500